omega 3
Ômega 3 para que serve?
No organismo, o ômega 3 atua na produção de hormônios, no armazenamento de gordura, como componente da membrana celular, reduz inflamações, controla os níveis de colesterol, entre outras funções.
Por conta dos seus inúmeros benefícios, o ômega 3 se torna importante em todas as etapas da vida. Seja para o correto desenvolvimento, crescimento ou manutenção da saúde.
O EPA (ácido eicosapentaenóico) é um tipo de ômega 3 com ação anti-inflamatória, uma vez que atua na produção de prostaglandinas E3.
Dessa forma, o EPA traz benefícios para a saúde cardiovascular, pois além de ajudar na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, também diminui a agregação plaquetária. Assim, ajuda a impedir que as plaquetas se unam formando coágulos (trombos) que podem causar infartos do miocárdio e derrame cerebral (AVC).
Por seu efeito anti-inflamatório, o EPA pode atenuar estados inflamatórios presentes em doenças como a artrite reumatoide e até mesmo na obesidade e celulite.
A ação do ômega 3 na melhora do quadro de artrose nos joelhos já foi constatada em estudo publicado no jornal Arthritis Care & Research.
Já outro, publicado no jornal Scientific Reports, teve como foco os poderes anti-inflamatórios e preventivos do ômega 3 na prevenção de problemas inflamatórios do intestino, além de outras patologias, como obesidade e diabetes.
O DHA (ácido docosahexaenoico) contém propriedade antioxidante e está envolvido em diversos processos cognitivos, sendo considerado um ótimo alimento para o cérebro e para a memória. Há, inclusive estudos que apontam que o DHA teria efeito protetor contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson e auxiliar no tratamento da depressão.
Além do cérebro, o DHA também é componente estrutural da retina do olho. Dessa forma, o consumo equilibrado de ômega 3 auxilia na prevenção a degeneração macular, uma das principais causas de danos oculares permanentes e cegueira.
Segundo estudo, o ômega 3 pode auxiliar no combate ao câncer. O EPA e o DHA inibiriam a carcinogênese e assim, retardaria o crescimento de tumores e aumentaria a eficácia da radioterapia e de várias drogas quimioterápicas.
Ômega 3 emagrece?
O ômega 3 já foi e ainda é alvo de diversos estudos. Dentre suas propriedades, chama atenção o seu potencial de reduzir os sintomas da síndrome metabólica e auxiliar no emagrecimento.
A síndrome metabólica é um conjunto de condições, que incluem, hipertensão arterial, colesterol elevado, resistência insulínica, excesso de gordura abdominal, as quais aumentam o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes.
O ômega-3 pode reduzir essas condições, melhorando o funcionamento do metabolismo e dessa forma facilitando a perda de peso. Porém, não é somente esse o efeito pelo qual o ômega 3 emagrece.
Conforme estudo da Universidade do Sul da Austrália, o consumo de ômega 3 combinado com exercícios aeróbicos, estimula o emagrecimento.
Durante um período de 12 semanas, o grupo de adultos obesos que tomou doses de ômega-3, perdeu significativamente mais peso, principalmente na região abdominal do que outros grupos que não tomaram.
Outro estudo, dessa vez publicado na revista internacional de obesidade, mostrou algo semelhante. O grupo que tomava ômega 3 queimou cerca de 26% de gordura por quilo por minuto a mais do que o outro grupo que não estava tomando ômega 3.
O ômega-3 auxilia no emagrecimento ao ativar enzimas responsáveis pela queima de gordura, bem como por ajudar no controle dos níveis de insulina. Sabe-se que níveis altos de insulina inibem a ação da lipase, responsável por quebrar gordura armazenada.
A insulina também aumenta a atividade de uma enzima que promove o armazenamento de gordura. Dificultando, dessa forma, o emagrecimento.
https://www.nutriblue.com.br/omega-3-super-concentrado-nutriblue/p